Você se engana? Eu me engano o tempo todo. De fato, até parece que eu GOSTO de me enganar.
Eu me convenço a acreditar em certas coisas, coisas que, na realidade, estão nítidas, claras e evidentes, mas eu as vejo de maneira diferente. Me disseram que é otimismo.
Grande naïvité. Sabe otimismo? Não funciona mais pra mim. Decidi que o melhor jeito de levar a vida é junto com Schopenhauer, Murphy e afins. Afinal, por que se preparar para o pior é tão ruim?
Ruim é baixar a guarda! Ruim é você otimizar uma situação em que não há o que otimizar. Ruim é você acordar com um bom humor maravilhoso, esperando que o dia traga apenas coisas boas, e se deparar com um dia muito merda. Pior! Se deparar com um final de dia muito merda. Você passa o dia bem, feliz, sem reclamações...aí chega a hora de dormir e acontece algum evento absolutamente inconveniente, e você não consegue lidar corretamente com ele porque você não estava preparado para que acontecesse. Porque você não o previu.
E porquê você não o previu? Porque você não escutou Murphy! Você resolveu escutar seu amigo, o convincente, o cara que falou que baixar a guarda vale à pena, pois surpresas boas podem vir desse "simples" ato. Até agora, as surpresas não tem sido tão boas.
Eu paro pra pensar e percebo que eu nunca gostei de surpresas. Eu não sou espontânea, eu gosto de planejar minha vida, eu gosto de saber o que vai acontecer, quando, onde e como. E geralmente eu prefiro saber porque estão acontecendo, também. Se não há um "porque" evidente, eu penso em todos os possíveis "porques".
Pois bem! O conselho do amigo foi bonito, tocante...e muito certo. Pra ele. Talvez pra outras pessoas, mas não pra mim. Quando algo inesperado (entenda-se ruim) acontece e eu não cogitei nem a possibilidade de tal coisa acontecer, eu caio. Caio e fico lá deitada, repassando o que aconteceu, tentando me situar. Não é um sentimento muito legal e eu não sei lidar com ele! Se eu tiver pensado em todas as possibilidades pessimistas eu lido com qualquer problema. Mas pra isso minha guarda tem quem estar levantada. Infelizmente.
Falei demais, tá na hora de encerrar essa postagem depressiva (que em breve será apagada).
sexta-feira, 10 de julho de 2009
quarta-feira, 1 de julho de 2009
I Carry Your Heart With Me
- E.E. Cummings
I carry your heart with me (I carry it in my heart)
I am never without it (anywhere I go you go, my dear, and whatever is done by only me is your doing, my darling)
I fear no fate (for you are my fate, my sweet)
I want no world (for beautiful you are my world, my true)
and it's you are whatever a moon has always meant
and whatever a sun will always sing is you
Here is the deepest secret nobody knows
Here is the root of the root and the bud of the bud
and the sky of the sky of a tree called life;
Which grows higher than the soul can hope
Which grows higher than the soul can hope
or the mind can hide
And this is the wonder that is keeping the stars apart
And this is the wonder that is keeping the stars apart
I carry your heart. I carry it in my heart.
Assinar:
Postagens (Atom)